Garabandal

GARABANDAL



“San Sebastián de Garabandal”, era uma pequena aldeia, situada numa encosta da Cordilheira Cantábrica. Na época em que começaram as Manifestações Sobrenaturais, em 1961, tinha aproximadamente trezentos moradores, que ocupavam cerca de 80 casas de alvenaria. Havia duas Escolas, uma para os meninos e outra para as meninas, que lhes ensinava as noções rudimentares, suficientes para uma existência no campo, como estavam habituados a viver. Os meninos geralmente trabalhavam no pastoreio de animais, na agricultura ou nas minas de carvão. As meninas acima de 12 anos, terminado o ano escolar, conduziam os burros com palhas, adubos e cultivos, e também, cada dia, subiam as altas montanhas, num caminho difícil e penoso, para levar comida aos pais e irmãos que trabalhavam na lavoura.

Garabandal estava quase que completamente isolada do mundo, pois só tinha uma estrada estreita, muito ruim, pedregosa e cheia de curvas que a ligava a Cosío, distante 5 quilômetros. Está situada ao Norte da Espanha, a 600 metros de altura em relação ao nível do mar, e aproximadamente a 55 quilômetros de Santander, cidade banhada pelo mar cantábrico. Desse modo, o povo tinha uma vida pobre e austera, muito marcada pelas estações do ano, tendo os meses, respectivamente de verão e inverno, com bastante sol e muita neve.

As casas não tinham água corrente e a calefação, só era providenciada nos invernos bem fortes, quando utilizavam a estufa. Não havia supermercados, cinema, televisão, telefone e automóvel. Não existia no povoado um único motor. A eletricidade só chegava por poucas horas no período da noite. Todos os alimentos, inclusive o pão, vinham de Cosío, em lombo de mula.

Todavia, apesar de ser um povo pobre, sua religiosidade era notável. A maioria das pessoas cultivava uma fé sincera e perseverante. Todos os dias ao anoitecer, uma senhora percorria as estreitas ruas do povoado, acionando um sino, recordando a todos o dever de rezar pelos mortos. Logo depois, as mulheres vestidas de preto e com um pano amarrado a cabeça, corriam a Igreja para rezar o Terço e as Ladainhas a Nossa Senhora.

No meio de toda esta simplicidade surgiu uma história admirável e impressionante, de origem sobrenatural, vinda essencialmente pela Vontade e o Poder de Deus, para nos proporcionar a felicidade da harmonia vivencial e a alegria da salvação eterna. Estes amorosos fatos levaram o Papa Paulo VI a exclamar:



“Garabandal é a obra mais maravilhosa da humanidade, depois do nascimento de Jesus. É a segunda vida da Santíssima Virgem nesta terra. É importantíssimo dar a conhecer ao mundo estas mensagens” (Papa Paulo VI).

Nossa Senhora e o Arcanjo São Miguel vieram avivar em nosso coração o incomensurável Amor de Deus por toda humanidade, amor imenso, que de tão grande, fez com que Ele sofresse uma abominável flagelação e fosse crucificado derramando no alto do madeiro, Seu precioso, Sagrado e Divino Sangue para nos redimir e salvar. Em Garabandal, mais uma vez, o Senhor carinhosamente e de maneira impressionante, se manifesta querendo que o Sacramento da Eucaristia, que é o Seu Próprio Corpo, Sangue, Alma e Divindade, seja acolhido com muito mais amor, respeito e dignidade por todas as pessoas, porque Ele instituiu a Eucaristia para permanecer junto de nós.

As aparições de Garabandal, para além de serem eminentemente Eucarísticas, são claramente sacerdotais, e isso pode ser constatado pelos diversos milagres que ocorreram em Garabandal relacionados com a Eucaristia, bem como de uma predileção especial pelos sacerdotes que foi sempre mostrada durante toda a época das aparições.